A médica veterinária Maristela Lovato integra a chapa vencedora da eleição do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do Estado. Em dezembro deste ano, quando a nova gestão toma posse, ela assume como conselheira efetiva. Maristela é integrante da chapa Interior e Capital - unidos na valorização da profissão, que ganhou a eleição no segundo turno. De acordo com a santa-mariense, a chapa reúne profissionais de diferentes regiões do Estado para dar representatividade e ter diálogo com todos os profissionais, tanto da região metropolitana quanto de outros locais.
- Tem muita gente que acha que o conselho só serve para cobrar, então queremos abrir o diálogo, a ideia é de aproximar mais - comenta.
86,3% dos gaúchos acima de 18 anos tomaram pelo menos uma dose da vacina
A eleição foi 90% online e apenas em Porto Alegre de forma presencial. O primeiro turno foi em 20 de julho e o segundo em 19 de agosto. A posse está marcada para a diretoria executiva é em novembro e, para os conselheiros, em dezembro. Na chapa de Maristela, o presidente eleito é Mauro Moreira, de Passo Fundo.
A representante de Santa Maria é professora aposentada do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde atuou por 32 anos, e tem trajetória na área de animais selvagens e aves, com graduação e mestrado na UFSM e doutorado na UFRGS. Também já foi da diretoria da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm).